15 de mar. de 2013

O caso CEPAM


Prefeito Marcio de Guararema
Ganhou PRÊMIO CEPAM, mas foi DESCLASSIFICADO

O CEPAM - Centro de Estudo e Pesquisas de Administração Municipal, promove há alguns anos um evento que premia projetos bem sucedidos executados por municípios do estado.

No ano de 2009, Guararema foi classificada entre os 12 municípios premiados devido ao “CARTÃO CIDADÃO”, porém o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou ilegal e inconstitucional a exigência do Cartão Cidadão, proibindo definitivamente o seu uso.

Nosso Prefeito Marcio, na época, omitiu e deixou de fora a informação que a lei que criou o “Cartão Cidadão” (Lei 2600 de 8 de julho de 2009) já havia sido derrubada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, através de uma ação civil pública.

Consequências...
O Cartão Cidadão causou constrangimento a muitos munícipes, inclusive foi motivo de suicído (veja reportagem da época).
Enfim... o CEPAM “desclassificou o Município de Guararema” e, agora pode-se ver um carimbo gravado na página 55 do livro editado pelo CEPAM denominado “Novas Práticas Municipais”, que foi distribuído os municípios do Estado de São Paulo.



COMENTÁRIOS A RESPEITO DE UMA CIDADE ISO 9001
baseado no livro do prof. Theo - Gestor de Qualidade - (veja o link aqui)

São 8 os Princípios de gestão da qualidade segundo a NBR-ISO 9001
1.                   Foco no cliente
2.                   Liderança
3.                   Envolvimento de pessoas
4.                   Abordagem de processo
5.                   Abordagem sistêmica para gestão
6.                   Melhoria contínua
7.                   Abordagem factual para tomada de decisões
8.                   Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Gostaria de fazer comentários sobre o princípio da Abordagem sistêmica para gestão
A prática deste princípio orienta a organização a identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados.
Aplicando este princípio de gestão e integrando-o aos outros princípios, não poderia deixar de mencionar Peter Senge que popularizou a noção de “Organizações Aprendizes” (do inglês 'learning organization') a partir do livro A Quinta Disciplina.
Numa organização aprendiz, a hierarquia continua existindo, mas é diferente da tradicional hierarquia piramidal. Ainda há chefes e subordinados, mas as diferenças hierárquicas são menores e os desníveis de conhecimento também.
Comentários sobre o princípio da Abordagem factual para tomada de decisões.
Pessoas diferentes podem interpretar um mesmo fato diferentemente uma das outras se baseando em seus modelos mentais. Portanto, dependendo da percepção que cada pessoa ou grupo tem diante do problema, pode desencadear diferentes ações.
Assim... corre-se o risco de possuir problemas que são frutos de decisões equivocadas, num passado recente.
E o que tem haver o CARTÃO CIDADÃO neste contexto?
Mesmo com toda boa vontade do mundo... toda decisão e ações devem ser tomadas com muito critério.
É preciso ficar atento pois os nossos atuais desafios podem ser frutos de ações de melhorias equivocadas do passado.

É o princípio da Abordagem de processo - recursos e as atividades devem ser tratados como processos independentes, porém interligados, entendendo que as saídas de um determinado processo afetam as entradas de outro.


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