30 de mar. de 2013

Sub-asfaltamento

REMEDIAR OU PREVENIR?
Nosso intuito é despertar a contemplação dos leitores sobre um tema sempre atual, principalmente em ano pré eleitoral.
Então me diga: Remediar é melhor que Prevenir? Ou um conserto de asfalto com revestimento de boa qualidade se torna mais barato do que um “tapa buraco” de pequena durabilidade?

Exemplo de Estrutura de Pavimento Asfáltico

Hoje, sabe-se que existem diferentes tipos de massas asfálticas com custo reduzido e qualidade superior. 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto, a maioria dos pavimentos brasileiros usa-se, como revestimento, camada de SMA (stone matrix agregate), uma mistura de agregados minerais de vários tamanhos e várias fontes com ligantes asfálticos além de uma consistente base asfáltica. 


Esta composição garante requisitos como impermeabilidade, flexibilidade, estabilidade, durabilidade, resistência à derrapagem, resistência à fadiga e resistência à fratura na tração térmica levando-se, ainda, em consideração o clima e o tráfego previstos para o local.


Assista também os comentários de Alexandre Garcia  
sobre “o engodo do asfaltinho”:




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