16 de abr. de 2013

Troque de lugar comigo e “pira na viagem”

“Encontramos o vale encantado!” 

Este era o título da reportagem de  Marília Cury , que foi convidada pela Assimptur Assessoria de Imprensa, a conhecer as belezas de Guararema.

A pedidos, tentarei comentar, sucintamente, a reportagem.
Desde início, lembrei-me de João Cabral de Melo Neto (aquele... do poema Morte e Vida Severina) que certa vez disse, em entrevista: se a pessoa tem o dom das palavras, que as utilizasse para a verdade.

Foi algo mais ou menos assim... não me lembro exatamente da frase; lembro-me apenas do impacto que ela me provocou.

Sei que não sou o dono da verdade absoluta... mas posso escrever sobre a minha verdade.
Puxa vida... os lugares em destaques na reportagem são, realmente, exemplos de um vale encantado...

Porém este vale encantado não faz parte, completamente, da realidade que eu vivo. Eu conheço um vale escuro e oculto que não se pode divulgar.

Se eu reclamo, das coisas do meu lugar, sou “do contra”, ativista, mal intencionado ou desqualificado.


Bom... assim como João Cabral de Melo Neto, eu também  gostaria de escrever um texto onde cada palavra fosse um obstáculo que fizesse o leitor parar... e... pensar.

Sinceramente, eu gostaria de viver, plenamente, este vale encantado.
Será que alguém trocaria comigo de lugar, para que possa experimentar este encanto todo?

Nem precisaria ser um mês todo. Apenas um dia bastaria.

Imagine só... eu no seu lugar e você no meu lugar.



Desde já, vai aqui uma dica muito importante: precisa-se ter estômago forte e os pareceres que obtiver à respeito deste meu vale oculto, guarde somente para si, pois se tiver coragem para retratá-los, você poderá ter incômodos futuros, na sua zona de conforto.

Bom... para não dizer que só atiro pedras, 
veja flores na reportagem completa de Pira na viagem, de Marília Cury

Marília Cury  visitou o Megandra, loja de artesanato no vilarejo Luis Carlos, espaço, 70% construído com materiais de reaproveitamento. O lugar também é espaço para ioga e eventos holísticos.

O destaque ficou por conta da Maria Fumaça, em exposição na estação de trem,  próxima à ponte de ferro de origem inglesa. Guararema, desde o final de2012 (às vésperas das eleições municipais)  pretende ser uma cidade turístico-ferroviária e promete um passeio de 40 minutos (ou 7 km) de duração, aos sábados, domingos e feriados.

Segundo a reportagem, são muitas as belezas naturais às margens do Rio Paraíba do Sul totalmente despoluído ( grifo nosso) e cita como exemplos eternos:

·         Recanto do Américo (ou Pau D'Alho), uma praça reurbanizada no ano de 1999;
·         Ilha Grande, inaugurada no fim de 2004, que permite ao visitante passear em sua pista de 400 metros às margens do rio;
·         Orquidácea, espaço obrigatório de turismo contemplativo, com 10 a 12 mil espécies de flores em cores exuberantes, vindas de várias partes do mundo.
·         Igreja Nossa Senhora da Escada (padroeira da cidade), uma das construções mais antigas do Estado, datada de 1652, e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em janeiro de 1941, localizada no bairro Freguesia da Escada e
·         Fazenda da Estiva construída no alto de uma colina, seu casarão, de 1680, com paredes externas, algumas portas e janelas ainda daquela época.

Como locais de hospedagem, a referência é sempre o Guararema Parque Hotel Resort, com sua área verde e com vista privilegiada para o Rio Paraíba do Sul.

Outra opção é o Vale do Sonho Hotéis e Eventos, também com complexo de lazer, esportivo e espaço para eventos. 

Outras sugestões de hospedagem são: Pousada Sapucaia, ADPM, Pousada Água da Onça, Pousada Restaurante e Eventos Arandela, Pousada Chez Lili, Pousada Maria Florência e Pintado na Brasa Hotel Fazenda. 

A reportagem também destacou o Teutonia Restaurante, Pizza e Chopp, ao lado da estação de trem, premiado por revistas e guias de gastronomia.


CONSELHO DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES 
DE BAIRROS DO MUNICÍPIO DE GUARAREMA
também conhecido como NOSSA GUARAREMA.

São 06 associações de bairros, reunidas neste Conselho, a saber:
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Jardim Luiza,
Associação dos Moradores do Bairro do Itapema,
Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino,
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Cerejeira,
Associação dos Moradores do Bairro do Serrote e Adjacências e
Associação Amigos Especiais de Guararema (Pérola Viva).



Um comentário:

A NOSSA GUARAREMA disse...

gostei muito Theo.

vamos focar os assuntos apartidariamente e mostrar as soluções e nao somente os problemas
veja o email da Roberta.

temos de indicar as soluções e fazer uma checagem da realização do governo do Marcio x seu plano de governo.

Ele vai precisar cumprir o que ele prometeu e nos vamos fiscalizar os gastos.

Vamos lutar!!!!!!!!!!