30 de mai. de 2013

Guarda Municipal em Guararema

Quando você acessa o portal da Prefeitura de Guararema (http://www.guararema.sp.gov.br/)  e clica em DEFESA SOCIAL, o site te direciona  para Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (http://www.ssp.sp.gov.br/).


E o projeto de monitoramento por meio de câmeras de vigilância? 
O quanto ele é real e o quanto ele tem agregado neste setor de segurança pública?

Por que não criar e implantar uma Guarda Municipal?
É claro que tal ação não pode se transformar em uma manobra política – um out door político – para se perpetuar na gestão pública.

E é claro que uma Guarda Municipal poderia colaborar, dentro das suas limitações legais, com as Polícias Militar e Civil, ter como missão a proteção de bens, serviços e instalações municipais, conforme previsto no artigo 144 da Constituição Federal.

A corporação estaria presente em todas as regiões da cidade com atividades de ronda escolar, recuperação e controle de espaços de uso público, auxílio ao trânsito, proteção ambiental, proteção aos agentes e aos patrimônios públicos e operações em conjunto com outros órgãos.


Poderia se pensar também na criação de um Fundo de Segurança Pública para dar maior suporte de materiais, tanto para as Polícias Civil, Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Este fundo também poderia ser aplicado na compra de equipamentos; reforma de instalações; garantia de alimentação e despesas de custeio; na Estruturação da Defesa Civil entre outras possibilidades. 



Bom... ainda que a lei brasileira atribua ao governo estadual à gestão da segurança pública, o município pode adotar um plano estratégico integrado às ações desenvolvidas pelos órgãos responsáveis pela segurança pública.

À pedidos... tá dado o recado...

NOSSA GUARAREMA
visite também nossa home page


2 comentários:

Unknown disse...

Na minha opinião, tem vários municípios que existem leis complementares com Guardas Municipais já criadas e ainda que já existem uma secretaria de segurança publica municipal ( assim como é o caso de Guararema), a realidade não é que irá se gastar muito, até porque a Guarda Municipal ela soma com as Policias Militares e Civil, a grande realidade é falta de vontade politica, conheço algumas GCMs que estão sucateadas por conta da má vontade politica, é simples implantar e implementar uma GCM em qualquer município, é só os municípios acabarem com os cargos comissionados que em alguns municípios chegam a R$ 15.000,00, por cada secretário e adjuntos.

Unknown disse...

Desculpe mas não entendi. Bom se não tem guarda municipal não estão pensando no bem comum da população e sim em politicagem. Moro em caieiras e graças a Deus tem GCM e PM atuante logicamente cada um dentro de suas atribuições .