3 de mai. de 2013

Um ano da Lei de Acesso à informação

Mesa de Diálogo:“LAI: balanço dos avanços e desafios”

São Paulo, no dia 16 de maio.

Horário: das 19h00 às 21h30 horas.

Local: Auditório da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP

Endereço: Rua Libero Badaró, 377, 9º andar, cj. 906 
Centro de São Paulo (próximo à Estação São Bento do Metrô)

O convite eletrônico do evento está no blog da Retps: http://retps.org.br/ .

Organizações da sociedade civil promovem evento para avaliar primeiro ano de vigência da LAI (Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011) e discutir os entraves que ainda restringem o direito de acesso à informação. 

Organizações da sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores, gestores e demais interessados são convidados a debater as questões que se colocam hoje para a garantia do direito de acesso à informação e o aumento da transparência da administração pública no país, com foco no Estado e no Município de São Paulo. 

Contrapondo-se a uma persistente cultura do sigilo, a Lei de Acesso preconiza que todas as informações, dados e documentos devem ser obrigatoriamente disponibilizados ao cidadão em formato aberto, por meio da Internet, excetuados os casos de necessidade do sigilo por segurança pessoal ou do Estado. Em outras palavras, com a LAI, informar passa a ser regra -- e o sigilo, a exceção.  

No entanto, ainda são muitos os entraves colocados ao direito de acesso à informação no país: o desconhecimento da nova lei por parte de muitos, incluindo funcionários da administração; as respostas insatisfatórias e incompletas dadas pelo poder público aos pedidos; e, mesmo, a falta de regulamentação da LAI na maioria dos municípios brasileiros.

Outras informações: blog http://retps.org.br/ e-mail  retps@retps.org.br



Sobre a Rede pela Transparência e Participação Social – Retps

Rede constituída por organizações da sociedade civil e cidadãos que atuam para ampliar a transparência do poder público, bem como para estimular à sociedade a participar e a exercer o controle social dos recursos e das políticas públicas.

Entre os focos de atenção do coletivo estão a Lei de Acesso à Informação, transparência orçamentária, dados abertos, Parceria para Governo Aberto, ferramentas digitais para auxiliar o cidadão, além de propostas priorizadas na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social - Consocial. 

Organizações que integram a rede: Ação Educativa; Amarribo Brasil; Artigo 19; Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP; Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo – AEPPSP; Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE; Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação – GPopai-USP; Instituto Ethos; Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE; Movimento Voto Consciente; Rede Nossa São Paulo; e W3C Brasil.




Nenhum comentário: